O 5G é a próxima geração de rede de telecomunicações, e promete trazer uma série de melhorias em relação às gerações anteriores. Dentre as principais mudanças, está a possibilidade de conectar uma enorme quantidade de objetos, chamada internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Com a 5g, é possível imaginar um futuro em que diversos objetos do cotidiano estarão conectados à internet, permitindo uma comunicação em massa nunca antes vista.
Mas o que é a internet das coisas? De forma simples, pode-se dizer que a IoT é a junção da internet com objetos do mundo real. Com ela, é possível detectar, monitorar e controlar diversos fatores do mundo físico a partir de um dispositivo conectado à internet. Por exemplo, imagine um mundo em que você pudesse ligar a sua geladeira da sua casa para comprar mantimentos diretamente pela internet. Ou ainda, em que você pudesse ligar seu carro para ele dirigir sozinho até o posto de combustível mais próximo.
A capacidade de conectar tantos objetos à internet traz diversos benefícios para a sociedade. Além de proporcionar uma comunicação em massa nunca antes vista, a IoT também permite o aprimoramento de diversos processos industriais. Por exemplo, a gestão de um parque industrial fica muito mais fácil quando todos os dispositivos estão conectados à internet. Dessa forma, é possível rastrear e analisar as informações geradas por cada dispositivo, otimizando os processos e reduzindo custos.
Apesar de todos os benefícios já citados, a IoT ainda precisa ser consolidada. Por enquanto, os objetos que estão conectados à internet são basicamente dispositivos de consumo, como smartphones, tablets e relógios inteligentes. Mas ainda é cedo para se imaginar um futuro em que todos os objetos do mundo estejam conectados. Para que isso aconteça, é necessário que haja uma grande infraestrutura de rede 5g, capaz de suportar uma grande quantidade de dados.
Portanto, é evidente que a é uma tecnologia importante, que trará diversos benefícios para a sociedade. Mas para que os benefícios sejam verdadeiramente sentidos, é necessário que a infraestrutura de rede seja adequada. Por isso, é importante que o governo invista na construção de uma rede de qualidade, garantindo que todos os cidadãos tenham acesso a essa tecnologia.